Share
QUANTO CUSTA UM PROJETO DE ARQUITETURA? ARQUITETO É CARO? CONTRATAR UM ARQUITETO É MUITO CARO?

QUANTO CUSTA UM PROJETO DE ARQUITETURA? ARQUITETO É CARO? CONTRATAR UM ARQUITETO É MUITO CARO?

Essas perguntas são mais frequentes do que se imagina.

Diversas pessoas deixam de contratar um arquiteto por acharem que “ARQUITETOS SÃO CAROS”, onde na verdade essa é uma cultura enraizada de que arquiteto é apenas para ricos, ou arquitetos são desnecessários se não for uma mansão de luxo. Para retirar a frase “ARQUITETO É CARO” do achismo popular, é necessário estabelecer um critério. Afinal “CARO” ou “BARATO” não são critérios absolutos, precisamos comparar com alguma coisa que tenha um valor de referência para verificar a informação de que ARQUITETO É CARO.

O arquiteto analisa dês da escolha correta do terreno, a implantação correta da casa de acordo com a incidência solar e a direção dos ventos para um bom aproveitamento natural dos mesmos, a funcionalidade e organização dos cômodos de acordo com os costumes e culturas dos clientes, a estética da edificação externa e interna de forma que siga os desejos e sonhos do próprio cliente, se é contemporânea, colonial ou moderna, com telhado aparente ou telhado embutido.

Até o principal elemento, “o econômico”, o arquiteto projeta a edificação de acordo com o orçamento que o cliente propôs inicialmente. O mais importante é que é possível se mudar de opinião ainda na fase projetual sem que haja prejuízos financeiros já em obra.

O Arquiteto apresenta imagens foto realistas ainda em fase de aprovação do projeto, então com a CONTRATAÇÃO DE UM PROJETO DE ARQUITETURA, é possível se arrepender e poder mudar sem custos adicionais. Sem falar que o arquiteto pode acompanhar todo o processo de obra, verificando a execução correta do projeto, sendo o braço direito do cliente dentro da obra, não deixando que o cliente tome prejuízos financeiros por algo mal feito, ou algo que o cliente se arrependerá depois de pronto, pois como já dito, com o projeto na mão o cliente tem toda a edificação pronta antes mesmo de iniciar a obra. Ou seja, com a contratação do projeto é possível se calcular o valor exato que será gasto na obra, assim o cliente pode se programar para que a obra não pare porque o dinheiro acabou.

Então façamos a pergunta novamente QUANTO CUSTA UM PROJETO DE ARQUITETURA? ARQUITETO É CARO? CONTRATAR UM ARQUITETO É MUITO CARO?

 Agora você consegue responder?

Por isso: pense bem e reflita. Arquiteto é caro? Não contratar um, pode ser mais caro ainda!

Add Comment